Diferença entre lentes de contacto diárias, quinzenais, mensais e anuais

Existem quatro grupos em relação à validade das lentes de contacto. O mercado oferece lentes de contacto com validades diferentes, qualquer que seja a sua escolha para lentes de contacto deve sempre consultar o seu profissional de visão. Tenha sempre em conta que a validade das lentes de contacto começa imediatamente após a abertura do blister, quer coloque as lentes de contacto ou não. As lentes de contacto no fabrico são fechadas num blister com liquido de conservação, esse liquido não tem nenhuma característica de limpeza.

*Lentes diárias: As lentes de contacto diárias são utilizadas por um dia e depois são eliminadas.

*Lentes quinzenais: As lentes de contacto quinzenais são utilizadas por períodos de quinze dias.

*Lentes mensais: As lentes de contacto mensais são utilizadas por períodos de 30 dias.

*Lentes anuais: As lentes de contacto anuais tem um período de validade de 365 dias.

Limpeza e manutenção das lentes de contacto consoante a sua validade:

As lentes de contacto diárias não precisam de qualquer tipo de manutenção porque ao fim do dia são eliminadas e no dia seguinte são substituídas por outras lentes de contacto novas. Estas não carecem do uso de qualquer liquido de manutenção ou limpeza para lentes de contacto, por serem descartáveis reduzem drasticamente a probabilidade de desenvolver doenças, inflamações ou irritações oculares.

Para a segurança da saúde dos seus olhos nunca prolongue o uso das lentes de contacto por mais de um dia.

As lentes de contacto com validade quinzenal ou mensal (a validade começa a contar logo após o momento em que abre o blister), são lentes de contacto que necessitam de cuidados imprescindíveis. Estas lentes de contacto apesar de serem bastante confortáveis não são indicadas para dormir com elas. Estas lentes de contacto precisam de ser lavadas todos os dias após a utilização e tem de ser mantidas em repouso dentro de um estojo adequado com a mesma solução de limpeza (leia sempre as instruções das soluções de limpeza de lentes de contacto visto que os tempos mínimos de repouso variam de marca para marca).

As lentes de contacto anuais precisam de atenção redobrada porque como anteriormente referido os processos de manutenção e limpeza são diretamente proporcionais à validade das lentes de contacto, assim sendo, estas lentes de contacto com validade anual requerem de muita manutenção e limpeza assim também como o estojo onde são armazenadas.

Lentes de Contacto para uso Prolongado:

Podem ser usadas de forma contínua, até mesmo para dormir. Devido à constante evolução dos laboratórios na pesquisa e estudo, as novas tecnologias melhoraram o desenho e composição deste tipo de lentes de contacto. As lentes de contacto de uso prolongado permitem maior oxigenação da córnea através dos vasos sanguíneos das pálpebras, o que permite dormir com as lentes de contacto colocadas.

Contudo, antes de usar este tipo de lentes deverá sempre contactar um profissional da visão para saber se lhe é permitido usar este tipo de lentes. Caso opte por utilizar lentes de contacto de uso prolongado, convém não as ter colocadas por períodos superiores a 8 horas. Nunca se esqueça de fazer a devida manutenção das suas lentes de contacto, pois a falta de manutenção e apesar das lentes de contacto serem de uso prolongado as mesmas acumulam impurezas provenientes do ar durante o dia o que pode causar irritações e até mesmo infeções oculares. Só porque uma lente de contacto foi aprovada para uso prolongado não garante que dormir com as lentes de contacto colocadas não trará efeitos nocivos para os olhos.

Vantagens no uso do diferente tipo de lentes de contacto:

A grande vantagem do uso de lentes de contacto diárias está no conforto que elas proporcionam. Como são lentes de utilização única e diária (lentes moles), são muito mais confortáveis para os seus olhos, e como não precisam de manutenção ou limpeza são muito praticas e poupam ao utilizador o tempo necessário para tomar conta da manutenção das lentes de contacto ao fim do dia.

As lentes de contacto semanais, quinzenais ou mensais tem a grande vantagem do preço em relação ás lentes de contacto de uso diário, apesar de existirem modelos em que pode dormir com as lentes de contacto colocadas, estas não dispensam nunca a manutenção e limpeza. Deve ter sempre em atenção a validade das lentes de contacto assim como também a validade do estojo onde as armazena. Opte sempre por consultar o seu profissional de visão antes de decidir qual o modelo que quer comprar.

As lentes de contacto anuais, em relação ás outras tem a vantagem de serem muito mais económicas, em contrapartida necessitam de muito cuidado na manutenção e limpeza tanto das lentes de contacto como do estojo de armazenamento.

Em resumo: quanto menos validade tiverem as lentes de contacto mais confortáveis elas são e quanto maior a validade mais cuidados de limpeza e manutenção são necessários. Pode sempre aliviar os problemas relacionados com o uso de lentes de contacto utilizando com frequência gotas/lágrimas artificias durante o dia.

Estas informações não dispensam uma consulta com o seu profissional de visão.