O que é o astigmatismo:
O astigmatismo é um erro refrativo ou seja, deve-se a uma alteração da configuração dos olhos o que faz com que as imagens na retina apareçam desfocadas. Com uma visão normal, as imagens são focadas na retina e num só ponto de focagem, posteriormente, as imagens são transmitidas ao cérebro por intermédio do nervo ótico. Numa visão que sofre de astigmatismo as imagens deixam de ser focadas num só ponto e são focadas em vários, o que faz com que as imagens sofram uma distorção ao passarem pela córnea e cheguem à retina desfocadas, como tal, quando as imagens são transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas.
Em termos simples, o astigmatismo é um problema derivado de uma córnea que se estendeu para um formato irregular (oval). Em vez de terem uma forma redonda, as córneas com astigmatismo adquirem formas cuja largura é menor que o comprimento. O astigmatismo está dentro do grupo das doenças Ametropias.
O grupo das doenças Ametropias são:
- Miopia: Um paciente míope tem dificuldade em ver ao longe, isto porque, os feixes de raios de luz quando atravessam a córnea encontram o seu foco antes da retina. Estes pacientes por norma sofrem de dores de cabeça frequentes (cefaleias), apresentam visão turva ao longe, pestanejam constantemente e necessitam de ver os objetos demasiado perto.
- Hipermetropia: Um paciente que sofre de hipermetropia tem dificuldade em ver ao perto, isto porque, os feixes de raios de luz quando atravessam a córnea encontram o seu foco atrás da retina. Estes pacientes apresentam uma rápida fadiga ocular na visão ao perto durante por exemplo uma leitura prolongada. Ocorrem cefaleias e desconforto visual.
- Presbiopia: Um paciente que sofre de presbiopia tem dificuldade em ver objetos próximos, apresenta uma vista “cansada” que está sempre a agravar com o avançar da idade. Dificuldade em ler textos sem ter de os colocar a uma distancia cada vez maior.
- Astigmatismo: o astigmatismo dá origem a cefaleias, tendência a rápida fadiga a conduzir ou a ler e um fraco reconhecimento de detalhes. No inicio, o astigmatismo poderá não apresentar sintomas, mas com o passar do tempo, começam a surgir os primeiros sinais . As pessoas com astigmatismo tem dificuldades em focar objetos tanto ao perto como ao longe, consulte um profissional da visão, com testes rápidos e simples, fica com uma avaliação profissional.
Astigmatismo
As causas do astigmatismo ainda são desconhecidas, há quem acredite que o astigmatismo possa estar relacionado a herança genética. O astigmatismo pode também ser causado por certas doenças dos olhos, como é o caso do ceratocone (é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando com que as imagens sofram uma distorção ao passarem pela córnea), o pterígio(é quando acontece um crescimento benigno de tecido na córnea do olho), entre outras. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, a alteração da forma da córnea (oval) pode ser provocada pelas milhares de piscadas diárias ou pelo coçar dos olhos.
Tipos de astigmatismo:
Baseados na estrutura assimétrica:
Astigmatismo corneal – córnea de formato irregular
Astigmatismo lenticular – lentes de formato irregular.
Baseados nos meridianos principais:
Astigmatismo regular - quando existe uma diferença na curvatura da córnea, geralmente é hereditário.
Astigmatismo irregular - quando a córnea é muito desigual; pode ser provocada por cicatrizes na córnea causadas por lesões ou inflamações
Baseados no foco dos meridianos principais:
Astigmatismo simples
Astigmatismo hipermétrope simples - Os olho são menores do que o comum e, por isso, a luz converge atrás da retina. A maior dificuldade é ver ao perto.
Astigmatismo miópico simples - Os olhos costumam ser maiores do que o comum, assim, a luz converge antes da retina, a maior dificuldade é ver ao longe.
Astigmatismo composto - é associado com outra deficiência visual, como miopia ou hipermetropia.
Astigmatismo hipermétrope composto - associado à miopia.
Astigmatismo miópico composto – associado à hipermétropia.
Astigmatismo misto - acontece quando num dos olhos a luz converge antes da retina e no outro a luz converge atrás da retina.
Tipos de tratamento para o astigmatismo:
O astigmatismo tem cura e pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contacto ou com intervenção cirúrgica. A forma de tratamento vai depender do estilo de vida do paciente.
Uso de óculos: É a forma mais simples de tratamento. As lentes indicadas para tratamento do astigmatismo são as lentes cilíndricas.
Lentes de contacto: As lentes de contacto são a primeira superfície refrativa para os raios de luz, o que possibilita um foco mais preciso. As lentes de contacto proporcionam uma visão mais clara, um campo de visão mais amplo, uma menor distorção, um tamanho mais realista dos objetos e elimina os pontos de pressão no nariz e nas orelhas proporcionando maior conforto. As lentes de contacto possuem curvaturas específicas e com espessuras diferentes (quanto maior for o grau de astigmatismo, maior será a diferença de espessura da lente de contrato) ao longo da superfície ocular para compensar a superfície irregular da córnea.
Cirurgia refrativa: Consiste em mudar o formato da córnea (de ovalizada para redonda) de maneira permanente. Esta mudança no formato da córnea restaura o foco do olho. Apenas o seu profissional de visão poderá dizer se é ou não candidato a este tipo de tratamento.
Quando um paciente sofre de astigmatismo num só olho e se não fizer nenhum tipo de tratamento, poderá desenvolver ambliopia, que é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. Um olho é muito diferente do outro, sendo que o mais fraco (também chamado de olho preguiçoso) acaba por não evoluir e participar muito pouco da visão, ou seja: consiste na diminuição da acuidade visual de um ou de ambos os olhos.
Prevenção contra o astigmatismo:
Existem alimentos que, quando consumidos com frequência, podem auxiliar no tratamento e retardar o desenvolvimento do astigmatismo.
Alimentos ricos em zinco: como lentilhas, ostras, camarão, carne de vaca, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.
Alimentos ricos em Vitamina A: fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em Vitamina A
Alimentos ricos em Vitamina E: são principalmente alimentos de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Alguns alimentos de origem animal, como o salmão, bacalhau e ovo cozido.
Sempre que possível, evite expor os olhos muito tempo à frente de ecrans ( televisão, computadores, tablets, smartphones, etc.)
Diminua o brilho da tela para afetar menos a saúde dos olhos.
O astigmatismo afeta tanto adultos e crianças, é muito importante realizar os exames oftalmológicos em intervalos regulares para prevenir a saúde dos seus olhos. Toda esta informação é meramente informativa e não dispensa a opinião de um profissional de visão.